Veiculo autônomo do Google
O Google promete lançar sua própria frota de veículos autônomos. A gigante de tecnologia anunciou na terça-feira, 27, que pretende colocar 100 protótipos em circulação até o ano que vem, provavelmente em programa piloto nos Estados Unidos. Portanto, eles não serão vendidos ao público. Serão usados, por enquanto, para testes.
Os carrinhos autônomos de dois lugares mostrados pela empresa não têm freios e nem pedais, mas botões para ligar e desligar. Eles não têm sequer volante, pois são guiados automaticamente por mapas digitais e seguem comandos eletrônicos com o auxílio de sensores. Em caso de emergência, como uma pane no sistema eletrônico, o piloto automático permite que os passageiros assumam a condução. Mas o Google salienta que os modelos são equipados com itens de segurança, como espuma adicional no para-choques e para-brisas de plástico.
Os protótipos do Google, que têm mesmo tamanho que um Smart ForTwo, são movidos por motor elétrico e atingem velocidade máxima de 40 km/h. Segundo o Google, serão ideais para espaços corporativos, podendo se tornar especialmente atrativo para deslocamentos em centros urbanos congestionados.
O Google não revelou se a plataforma do protótipo foi inspirada em alguma arquitetura já existente, mas deixou claro que fará parcerias com empresas especializadas no setor automotivo para produzir as 100 unidades.
Ao construir os seus próprios protótipos, o Google escreve um novo capítulo na história de aproximação com montadoras de veículos, como o Grupo Volvo e Nissan, que também se comprometeram a colocar veículos totalmente autônomos nas ruas até o fim desta década.
O Google tem se envolvido com este tipo de tecnologia desde 2009, quando começou a testar veículos com sensores, lasers, radares e computadores que processem mapas. O Google diz que sua frota de veículos autônomos já acumula cerca de 700 mil quilômetros percorridos em testes.
Confira o vídeo
http://feeds.feedburner.com/mascarellocabines