Vacinação e caminhoneiros
Quem cruza o país precisa cuidar da saúde e a vacinação é uma importante arma contra doenças locais, isto é, aquelas que já foram erradicadas em algumas regiões e em outras, não. Os motoristas que circulam pelo território nacional deve manter a caderneta de vacinação em dia.
Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos de idade, quatro vacinas devem ser tomadas para evitar doenças infecciosas e contagiosas. São elas, a dose única de tríplice viral (contra o sarampo, a caxumba e a rubéola), as doses de vacina dupla adulto a cada 10 anos (contra a difteria e o tétano), a vacina contra a febre amarela e a contra a hepatite B. Esta última deve ser tomada até os 29 anos em três dosagens com intervalos específicos.
Outra vacina importante para quem vive na estrada é a antigripal. O clima instável do território brasileiro, dividido por estados com diferentes temperaturas e sensações térmicas, propicia o aparecimento de gripes e resfriados. Devido ao alerta causado pelo vírus H1N1 neste ano, os caminhoneiros entraram no grupo prioritário de vacinação de alguns estados e tiveram acesso gratuito à dosagem.
Além de tomar as vacinas periodicamente, é importante ressaltar que não se deve automedicar em caso de doença. O correto é procurar um médico e seguir o tratamento.
Fonte: portal Terra
http://feeds.feedburner.com/mascarellocabines