Salão Internacional de Veículos Antigos de São Paulo

Os visitantes do Salão Internacional de Veículos Antigos, que abriu as portas nesta quinta-feira (22), poderão ver entre os 280 veículos expostos algumas raridades nacionais, como o Volkswagen Fusca, Ford Maverick e Chevrolet Opala, além de preciosidades importadas, e lanchas de competição.
O Carsale selecionou alguns modelos que você não pode deixar de conferir. Veja abaixo algumas fotos e saiba um pouco mais sobre os veículos que merecem uma atenção especial.

Brasinca Uirapuru conversível: a fabricante de carrocerias de caminhões Brasinca produziu cerca de 73 unidades do Uirapuru, entre os anos de 1964 e 1966, sendo apenas duas conversíveis. O modelo utilizava motores de caminhões Chevrolet da época. Uma versão perua, batizada de Gavião, foi utilizada pela Policia Militar Rodoviária de São Paulo, mas seu paradeiro é desconhecido. O alto custo da produção fez a Brasinca interromper a produção do modelo.

Ford Maverick 302 V8: lançado no Brasil em 1973 para concorrer com o Chevrolet Opala, o modelo utilizava o emblemático bloco de 302 polegadas cúbicas (5,0 litros) e cerca de 200 cv de potência. Virou um mito da indústria nacional com a versão esportiva GT, mas suas vendas começaram a sucumbir com a crise do petróleo, que fez o mercado priorizar modelos mais econômicos.

Chevrolet Opala SS4 e SS6: a versão “apimentada” de um dos clássicos da indústria automobilística nacional chegou ao mercado em 1971 para brigar no segmento de esportivos da época. O modelo SS4 era equipado com o bloco de quatro cilindros de 2,5 litros. Em 1976, foi a vez de a Chevrolet lançar o SS6, com o motor de seis cilindros de 4,1 litros.

Puma Malzoni GT: o raríssimo esportivo nacional contava com carroceria de vidro e mecânica DKW. Pouquíssimas unidades foram produzidas na segunda metade da década de 1960.
Dodge Charger R/T 1968 (norte-americano): esportivo mítico, eternizado no cinema com o filme “Bullit” e em séries de TV como “Os Gatões”, o modelo é o sinônimo do termo muscle-car. O exemplar exibido no Anhembi é o da versão americana, equipado com o motor V8 de 440 polegadas cúbicas e 390 cv.
Emme Lotus 422T: sedã esportivo desenvolvido pela empresa brasileira Megastar no final da década de 1990. O modelo produzido em Pindamonhagaba, no interior de São Paulo, utilizava o motor do Lotus Esprit de 2,2 litros turbo e 264 cv, que o fazia atingir os 270 km/h de velocidade. Sua carroceria de desenho exótico era fabricada em plástico injetado. Cerca de 12 ou 15 exemplares foram produzidos. Em meados de 1997, o sedã custava o mesmo que um Fiat Tempra.
Lancha Tempo Boat Special: embarcação pilotada pelo holandês Cees van der Velden na Fórmula 1 Motonáutica na década de 1980. Ultrapassava os 200 km/h.
Mascarello Cabines, a parceira do seu caminhão!
http://feeds.feedburner.com/mascarellocabines