Lenços desengraxantes
Se após mexer no carro suas mãos estão cheias de fuligem, cola, óleo e até sujeira pesada como graxa, o comum é apelar para as pastas desengraxantes. Preferidas pelos mecânicos, elas têm o inconveniente de exigir muita água e sabão para eliminar seus resíduos e, dependendo da composição, ressecar a pele. A fim de evitar esses problemas, recentemente surgiram no mercado os lenços desengraxantes.
Apesar de custar em média 30% mais que as pastas, eles compensam pela rapidez e praticidade e por não exigir o uso de água e sabão. Para saber como eles agem, comparamos três das marcas mais conhecidas: Wurth, Scrubs e Gienex. Enquanto as duas primeiras vêm em embalagem maior (200 e 72 unidades, respectivamente), o Gienex é mais adequado para ter no porta-luvas (dez unidades).
Para nosso teste, convidamos o especialista Carlos Alberto de Barros Gomes, proprietário da Mecânica Gomes. “Quanto maior o número de detergentes na composição do lenço, mais fácil será a retirada de sujeiras mais pesadas como óleo queimado e graxa. Foi por isso que o produto da Scrubs levou a melhor.”