Cuidando do Escapamento do seu Carro

O sistema de escapamento é responsável por eliminar os gases que são gerados após a queima nos cilindros e diminuir o volume do ruído do motor.  Basicamente formado por quatro partes principais: coletor, catalisador, abafador e silencioso.
Segundo o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), a frota nacional de veículos é composta por 27,8 milhões de unidades (automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões), 20 milhões (63%) possuem mais de cinco anos de idade. “O motorista brasileiro ainda não tem o hábito de cuidar preventivamente de seu veículo, muitas vezes, isso acontece por falta de informação sobre o assunto e pode colocar em risco a vida dos ocupantes e de outras pessoas, sendo um fator determinante que pode contribuir para que acidentes graves aconteçam”, revela Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva.
Como cuidar do sistema de exaustão
Reparações: evite fazer soldas na parte corroída, pois isso só disfarça o problema por um curto período de tempo, já que a sua origem está na parte interna do sistema do escapamento.
Buchas: avalie o estado das buchas feitas de borracha que prende todo o sistema de exaustão. Se estiverem ressecadas ou com indícios de trinca, troque-as imediatamente. Com isso, você evitará da peça de soltar em movimento correndo o risco de amassá-la e comprometê-la.
Tráfego: evite passar por ruas esburacadas ou de paralelepípedos, devido às constantes vibrações pela qual o sistema é submetido, o que na prática podem ocorrer rupturas das soldas que ligam o cano de escapamento. Andar por trajetos curtos também pode ocasionar problemas mais cedo. Isso se explica porque quando o veículo trafega por trajetos pequenos, a temperatura do motor ainda não deu tempo de evaporar toda a água retida na tubulação e nos silenciosos intermediário e traseiro.
 Combustível: abasteça somente em postos de confiança e, em caso de dúvida, peça ao frentista para fazer o teste de proveta, que verifica o teor de álcool na gasolina. Substâncias como solvente, água ou qualquer outro produto misturado ao combustível contribui significativamente para a corrosão do sistema de exaustão, já que estes elementos não têm o mesmo poder de queima dos combustíveis junto com o ar. Resultado: a água retida no cano do escapamento e no silenciador, aos poucos, vai deteriorando o metal, tendo como conseqüências a formação de ferrugem e furos. Para resolver o problema, só trocando a peça defeituosa por uma nova.
 Substituição: ao trocar o silencioso defeituoso, dê preferência aos que seguem as normas de qualidade regulamentados pela legislação 418 de 2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e os requisitos prescritos na ABNT NBR 9714. No caso do catalisador, procure as marcas que tenham a inscrição gravada do Inmetro que prova que a peça foi testada e aprovada. Além disso, as chances de evitar ser barrado na inspeção veicular serão maiores.
 Confira o vídeo
O escapamento defeituoso faz com que o carro obtenha menos rendimento do motor, consuma mais combustível, além de poluir mais o meio ambiente.
Mascarello Cabines, a parceira do seu caminhão!
Obs.: Foto e vídeo divulgação.
http://feeds.feedburner.com/mascarellocabines

Mascarello Cabines

A Mascarello Cabines pode contribuir de forma positiva para sua empresa, com soluções na área de logística com a Cabine Dupla – que eleva a capacidade de passageiros, assim sendo viabiliza e unifica o transporte de carga-equipamentos-maquinário e passageiros,reduzindo custos e tempo. A Mascarello Cabines reforma, recupera, restaura caminhões sinistrados de todas as marcas e oferece serviços completos de funilaria, pintura, tapeçaria, elétrica, polimento e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *