Caminhão zero km ou semi novo

Ao adquirir um caminhão, sempre bate uma “duvidazinha”    zero quilômetro ou um seminovo. E não existe formula mágica, é  preciso considerar vários fatores como orçamento, os custos de manutenção, financiamentos disponíveis e taxas de juros. Na verdade não se pode dizer que uma   opção é melhor ou pior, o ideal é  que atenda às suas necessidades e e que caiba no seu bolso.
Confira abaixo, uma lista produzida peloportal Terra com alguns conselhos e fatores a serem levados em consideração na hora de optar entre um usado e um 0 km.
1) LEVE EM CONTA O VALOR PARA INVESTIR
A escolha entre um caminhão zero ou usado dependerá do valor disponível para o investimento. Afinal, mesmo que as condições de financiamento sejam muito boas, é preciso ter certeza que a entrada e as prestações caberão no bolso. Além disso, é interessante analisar se o valor investido vai reverter em economia ou em lucros maiores. “Quando o assunto é caminhão, o foco deve ser o aumento da produtividade. Deve-se avaliar se a tecnologia aplicada vai permitir resultados melhores”, diz Claudio Gasparetti, gerente de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz.
2) AVALIE GASTOS EXTRAS DO ZERO KM
No momento de fazer as contas, para verificar se a compra de um novo ou seminovo respeita o seu orçamento, lembre-se de avaliar todos os custos que terá com o veículo, como a aquisição de pacotes de manutenção e serviços de pós-venda. Na SelecTrucks, loja da Mercedes-Benz instalada em Mauá (SP), por exemplo, no ato da compra do caminhão podem ser adquiridos sistema de telemática e gestão de frotas via Fleetboard, contratos de manutenção full e basic service, além do seguro.
3) À VISTA OU A PRAZO?
Além do preço, é preciso analisar a forma de pagamento antes de decidir pelo veículo zero quilômetro ou pelo usado. Este último é geralmente uma boa opção para quem tem o dinheiro na mão e vai comprar à vista pois as taxas para o financiamento de um caminhão novo correspondem a cerca de 1/3 das que são cobradas para a compra de um seminovo em prestações.
4) INCENTIVO GOVERNAMENTAL
Atualmente, o PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do BNDES, disponibiliza taxa de juros de 4% ao ano (*) para a compra de caminhões novos. A aquisição de um zero quilômetro, nessas condições, pode ser mais vantajosa. O IPI zero, que vigora há mais de seis meses, também é um estímulo e tanto para a compra do caminhão novo.
5) DESVALORIZAÇÃO MENOR NO SEMINOVO
A perda de valor de um veículo seminovo, em relação ao novo, é muito menor. Esse quesito deve ser avaliado com critério especialmente se houver a intenção de fazer uma nova troca em curto período de tempo. Nesse caso, ao optar pelo caminhão zero, pode-se perder uma soma considerável do valor investido.
6) QUILOMETRAGEM
Na compra de um caminhão novo, não é preciso preocupar-se com o estado geral do veículo. Porém, no caso do usado, todo o cuidado é pouco. A quilometragem rodada deve ser um dos pontos considerados, principalmente se o veículo transporta cargas mais pesadas.
7) VERIFIQUE A PROCEDÊNCIA
Para adquirir um usado, a procedência é outro fator a ser avaliado com atenção. Os veículos novos já vêm com garantia. Porém, ao comprar um seminovo, o proprietário só terá alguma segurança se fizer a aquisição em uma loja. Mesmo assim, o prazo para reclamar de algum defeito do veículo e exigir o reparo será geralmente menor do que na concessionária. Na Selec Truck, loja da Mercedes-Benz, a garantia estendida de até 12 meses para seminovos é, sem dúvida, um grande diferencial.
8 ) HISTÓRICO DE REVISÕES
Na compra de um seminovo, há sempre o risco de adquirir um veículo que precisará passar por algum tipo de manutenção, antes da utilização ou nos primeiros dias de estrada. Para evitar esse tipo de problema, dê preferência a caminhões que tiveram poucos proprietários, pois isso torna relativamente fácil a tarefa de rastrear e acompanhar o histórico de revisões e as trocas de peças que o caminhão sofreu até aquele momento. “Optar por um veículo que já sai de fábrica com um contrato de manutenção aumenta ainda mais a segurança de quem compra. Isso garante, por exemplo, que o caminhão passou por revisões periódicas e está operando com peças genuínas atualizadas”, afirma Paulo Arabian, gerente sênior de vendas de caminhões Mercedes-Benz.
http://feeds.feedburner.com/mascarellocabines

Mascarello Cabines

A Mascarello Cabines pode contribuir de forma positiva para sua empresa, com soluções na área de logística com a Cabine Dupla – que eleva a capacidade de passageiros, assim sendo viabiliza e unifica o transporte de carga-equipamentos-maquinário e passageiros,reduzindo custos e tempo. A Mascarello Cabines reforma, recupera, restaura caminhões sinistrados de todas as marcas e oferece serviços completos de funilaria, pintura, tapeçaria, elétrica, polimento e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *