Adiado – Exame toxicológico para caminhoneiros

Adiado - Exame toxicológico para caminhoneiros
Adiado – Exame toxicológico para caminhoneiros

Como forma de tornar o trânsito mais seguro, os motoristas que forem adicionar ou renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para as categorias C, D ou E deverão se submeter a exame toxicológico a partir de 30 de abril de 2015. O prazo para o início desse tipo de avaliação estava previsto para o dia 1º de março de 2015, porém foi adiado para que novos laboratórios possam se credenciar ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
O uso de drogas por parte dos motoristas de caminhões é, normalmente, justificado para mantê-los acordados e em alerta por longos períodos de trabalho, que extrapolam em muito a jornada regulamentada pela conhecida Lei do Descanso. Além do vício, o uso contínuo de drogas altera a capacidade de percepção do usuário, bem como o período de transição para a “sobriedade” pode provocar um sono repentino, resultando em consequências desastrosas para o próprio motorista e possíveis outras vítimas em eventual um acidente.
O objetivo do exame será identificar o uso de substâncias psicoativas no organismo do motorista e oferecer mais segurança no trânsito em relação ao transporte de cargas e vidas. Obrigatório, o exame custará entre de R$ 270 a R$ 290. O Contran informa que o teste poderá ser feito através de fio de cabelo ou pelas unhas, permitindo a identificação de várias drogas e seus derivados, tais como cocaína, maconha, morfina, heroína, ecstasy, ópio, codeína, anfetamina e metanfetamina (rebite). O exame é capaz de detectar substâncias usadas em um período de tempo de três meses.
É importante frisar que a constatação da substância psicoativa não significa, necessariamente, o uso ilícito ou dependência química por parte do condutor, considerando que existem medicamentos dotados em sua composição de substâncias que são detectadas pelo exame. Sendo assim, a quantidade e a duração do uso identificadas no exame deverão ser submetidas à avaliação médica em clínica credenciada, que emitirá um laudo final de aptidão do candidato a condutor. O Contran garante ao motorista o anonimato, o conhecimento antecipado do resultado e sua decisão sobre a continuidade ou não dos procedimentos de habilitação profissional.
Mascarello Cabines, a parceira do seu caminhão!
Fonte: Transpooline

Mascarello Cabines

A Mascarello Cabines pode contribuir de forma positiva para sua empresa, com soluções na área de logística com a Cabine Dupla – que eleva a capacidade de passageiros, assim sendo viabiliza e unifica o transporte de carga-equipamentos-maquinário e passageiros,reduzindo custos e tempo. A Mascarello Cabines reforma, recupera, restaura caminhões sinistrados de todas as marcas e oferece serviços completos de funilaria, pintura, tapeçaria, elétrica, polimento e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *