07 dicas importantes para comprar um carro usado!
Muitas vezes comprar um carro usado pode se tornar uma tarefa muito difícil especialmente quando não é possível obter informações confiáveis sobre o real estado do veiculo. A compra de um carro novo já é mais tranquila pois não necessita destes cuidados especiais. Basta escolher a marca avaliando, entre outros, o custo, a fiabilidade, a assistência técnica e, também o seu gosto pessoal. É nos usados que as cautelas devem ser redobradas, sobretudo se comprar a um particular.
Apesar do fato de que comprar um carro usado significa gastar menos dinheiro, a verdade é que por vezes poderá fazer um mau negócio simplesmente por falta de conhecimento de causa. Abaixo temos algumas dicas importantes para seguir antes de adquiri um carro usado:
1- Existe algum valor estipulado para a aquisição de automóveis usados?
Os preços dos automóveis usados nunca são fixos e dependem apenas do ciclo de mercado, ano do veículo e o estado de manutenção do veiculo. Esses dados influenciam no preço de venda de um veículo. Aconselhamos que analise o preço de venda dos modelos novos e utilize esses mesmos preços como fator de comparação na hora de verificar um carro usado.
2- A manutenção de um automóvel usado é idêntica há de um automóvel novo?
A manutenção de um veículo usado é teoricamente tão dispendiosa como a de um veículo novo. No entanto, ao adquirir um veículo usado presupõe-se que esse mesmo veículo está mais rodado e desgastado, e que como tal necessitará de uma manutenção mais regular ou então a utilização de peças novas. Informe-se junto do vendedor sobre o número de manutenções que o automóvel já teve, quais os seus valores, e qual o estado atual das peças e da mecânica do automóvel. Evite adquirir um veículo por um preço relativamente baixo, mas que depois exija uma grande manutenção de um gasto enorme em termos financeiros.
3- Atenção à garantia!
Nos carros novos, a garantia mínima é de dois anos após a compra. Durante aquele período, qualquer defeito que não resulte da má utilização ou de um desgaste natural das peças, como o piso dos pneus, tem de ser corrigido pelo stand, sem custos para o cliente. Nos carros usados, e a menos que o negócio seja entre particulares, a garantia também é de dois anos. Se quiserem vender-lhe uma garantia durante aquele período, não aceite, já que o stand é responsável por qualquer avaria. A garantia de dois anos pode, no entanto, ser reduzida para um ano se o stand e o consumidor assim acordarem. Só é aconselhável se ganhar algo em troca, como um bom desconto no preço.
4- Que automóvel usado deverei adquirir?
A escolha de um automóvel usado é feita geralmente da mesma forma que para um automóvel novo. Tudo depende do segmento, do preço e dos extras de que pretende usufruir. Analise bem o mercado de automóveis novos, bem como os seus preços, e depois procure por veículos semelhantes em mercados de segunda-mão. Dependendo dos preços e opções, acabará por encontrar aquilo que tanto deseja.
5- Deverei pagar o automóvel usado em dinheiro, ou através de crédito?
Dependendo do valor do veículo, poderá compensar mais a aquisição de um veículo usado pagando a vista, ao invés de recorrer ao crédito bancário. Se o valor do carro não for alto, um empréstimo bancário poderá ser um mau negócio para você e para a sua família. Informe-se das condições que o seu banco lhe oferece, e analise os dados antes de tomar uma decisão.
6- Visite várias lojas
Comece por negociar o preço em mais do que uma loja da mesma marca. Como os vendedores de automóveis trabalham à comissão e ganham em função do número de carros vendidos, não esconda que pretende sondar o preço em vários locais. Isso motivá-los-á a reduzir a sua margem, para dar um desconto maior. Em alternativa, negocie equipamento suplementar ou a troca por um carro antigo, se tiver algum do qual queira desfazer-se.
7- Sinal elevado e prazo reduzido
Se der uma entrada como sinal, reduz o valor do financiamento, os juros a pagar e o custo final do carro. Quanto mais reduzido for o prazo, menos juros paga. Para prazos curtos, pode mesmo beneficiar de taxas promocionais. No entanto, a prestação e a taxa de esforço são mais elevadas. Evite os períodos de carência e o diferimento de capital: reduzem a prestação mensal, mas encarecem o empréstimo.
Mascarello Cabines, a parceira do seu caminhão !
Mascarello Cabines, a parceira do seu caminhão !
http://feeds.feedburner.com/mascarellocabines