AVC – O que fazer?
Pessoal, esse post traz um assunto sério e que qualquer esta sujeito, trata-se do AVC – acidente vascular cerebral, também conhecido popularmente como derrame. E mais se você pensa que é doença de idoso esta enganado. Ele ataca homens e mulheres de 15 a 34 anos e uma pessoa em 6 no mundo terá um AVC em sua vida. Isso mesmo, você não leu errado. Portanto toda informação e conhecimento sobre o assunto pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa, aliás minutos pode evitar sequelas como boca torta, braço paralisado e por ai vai.
Especialmente quem viaja pelo país a bordo de um caminhão sabe muito bem que esse tipo de problema pode acontecer a qualquer momento com qualquer pessoa. Por isso é importante saber que o tempo é fundamental para preservar o cérebro do ataque provocado por um derrame.
O que fazer ao depararmos com alguém que esta tendo um AVC?
Primeiramente ao detectar os sintomas de derrame deve ligar para o serviço de emergência. Caso esteja em um local afastado e não der tempo para aguardar uma ambulância, leve, no seu carro, a vítima de AVC imediatamente a um hospital, de preferência com serviço de assistência neurológica. Procure deixá-la sentada ou deitada no banco de trás, da maneira mais confortável possível
Para você detectar os sintomas leia com atenção abaixo:
Dor de cabeça súbita, dificuldade de falar e um lado do corpo anestesiado. Estes são possíveis indícios de AVC (Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de derrame). Se você acha que isso é um problema de saúde que só acomete idosos, está muito enganado. De acordo com o Datasus, o banco de dados do Ministério da Saúde, entre 1998 e 2007, houve um crescimento de 64% nas internações por AVC entre homens de 15 a 34 anos, e de 41% entre mulheres na mesma faixa etária.
O derrame pode ser isquêmico, causado pelo entupimento de uma artéria do cérebro, ou hemorrágico, em que há a ruptura de um vaso na massa cinzenta. Seja um ou outro, um acidente vascular cerebral pode ser tão impactante a ponto de a vítima desmaiar. Como qualquer desmaio merece atenção médica imediata.
Veja os sintomas de um AVC:
– Alterações motoras ou sensoriais em apenas um lado do corpo. O indivíduo começa a sentir, de uma hora para outra, uma dormência em um dos braços, por exemplo.
– Contrações involuntárias seguidas da paralisia de um músculo da face. É por isso que muitas pessoas ficam com a boca torta.
– Um derrame é capaz causar alterações visuais. O indivíduo passa, por exemplo, a enxergar um objeto duplicado.
– Sensações de vertigem também avisam que algo está errado no cérebro.
– Outro sintoma de um derrame é a dificuldade para articular as palavras.
Fonte: site Saúde
http://feeds.feedburner.com/mascarellocabines