2014: gasolina 94% menos de enxofre
É pessoal, 2014 promete novidades ótimas, já pensou gasolina com 94% menos de enxofre?! Pois é, a partir desse ano, a gasolina vendida no país será assim.

Já está valendo a nova resolução da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) com relação a gasolina comercializada no Brasil, a qual, a partir deste mês, deverá conter no máximo 50 mg/kg de enxofre total. A medida representa uma redução de 94% das emissões da substância na atmosfera. Com essa marca, o Brasil se assemelha à gasolina que é vendida nos EUA, Europa e Canadá. Com isso, também é estimada uma redução na emissão de poluentes da ordem de 59% no médio e longo prazos, consequentemente melhorando a qualidade do ar.
Teor médio de enxofre da gasolina brasileira |
O teor ficou dez vezes menor em apenas cinco anos: em 2009 a gasolina podia ter 500 mg/kg de enxofre. No ano passado a marca era de 200 mg/kg. A ANP afirma ainda que a gasolina poderá apresentar coloração e odor diferenciados, devido ao processo de refino adotado.
Além do enxofre, outras substâncias poluentes também terão os limites reduzidos, como os hidrocarbonetos e o benzeno (este último somente na gasolina Premium, já na gasolina comum sua participação já era limitada em 1%).
Mais mudanças em 2015
Fonte: ANP |
A partir de 1º de julho de 2015, a gasolina comum receberá adição de detergentes dispersantes, que reduzirão a formação de depósitos nas válvulas de admissão dos motores.
http://feeds.feedburner.com/mascarellocabines